consírcio 3.png

 

     Consórcio

 

 

O consórcio nada mais é do que uma forma inteligente de poder ampliar seu patrimônio. Isso porque você investe de forma planejada, com parcelas que cabem no seu orçamento mensal, e de forma que isso passe a criar um compromisso com você mesmo, incentivando-o na realização de um sonho futuro.

 

 

 

Pode ser para a aquisição de um bem novo ou usado, como um terreno ou para a tão sonhada casa nova ou maior, ou para o apartamento, imóvel comercial ou ainda para a aquisição de veículos em geral (leves ou pesados) como uma moto, carro ou caminhão e até mesmo máquinas e implementos agrícolas como tratores e colheitadeiras, etc...Também podemos utilizar o consórcio para aquisição de um serviço, como cirurgias plásticas, viagens e muitas outras opções.

 

Uma grande vantagem do consórcio é o fato de que não se paga juros nesta modalidade. Assim sendo, você paga parcelas bem menores comparadas a um financiamento tradicional e consegue também diluir o valor total do crédito em prazos mais longos e tudo isso sem comprometer o seu poder de compra, ou seja, quem for vender o bem ou serviço irá receber à vista da empresa que administra o consórcio e você continua pagando pequenas parcelas sem comprometer sua renda mensal. Isso permite que você tenha melhor poder de barganha na negociação, conseguindo ótimas oportunidades.

 

Mesmo para quem tem o recurso para adquirir o bem ou serviço à vista, o consórcio ainda se mostra uma alternativa bastante viável, pois você não se descapitaliza totalmente, mantendo sua liquidez imediata e também permitindo estar preparado para outras necessidades que venham a surgir para este dinheiro.

 

Ao adquirir uma cota de consórcio você tem algumas formas diferentes para poder obter sua contemplação: sorteio ou lance, que nada mais é do que uma intenção de compra.

 

 A contemplação por sorteio pode ocorrer a qualquer momento durante a vigência do contrato de consórcio (começo, meio ou fim), e indicamos este tipo de contemplação para quem de fato não possui nenhuma reserva que possa ser ofertada como lance. Neste caso basta aguardar que sua cota seja contemplada que em algum momento você poderá usufruir de sua conquista.

 

Para aqueles que já têm alguma reserva guardada, existe a possibilidade de ofertar um lance, que seria qualquer valor que a pessoa tenha disponível independente do percentual que represente sobre o montante contratado de crédito. Para imóveis como casas ou apartamentos, ainda existe a possibilidade de se utilizar os recursos do FGTS como parte de pagamento somado aos recursos próprios no lance total a ser ofertado.  (consulte condições CEF – Caixa Econômica Federal)

 

Obviamente que os lances maiores em percentuais conseguem obter mais rapidamente a contemplação e, portanto podem usufruir primeiro da aquisição dos bens ou serviços escolhidos. Mas no final, todos receberão o crédito que contrataram e poderão também fazer suas aquisições.

 

Com o lance aceito como vencedor o cliente ainda pode contar com a diluição deste valor pago de forma antecipada no saldo devedor. E esta diluição pode ocorrer tanto no valor das parcelas, fazendo com que as mesmas se tornem menores ainda, ou ainda pode também optar por diluir o lance no prazo final do contrato, permitindo que o contrato seja todo quitado antes do tempo planejado.

 

Um ponto importante é que anualmente as cartas de crédito são atualizadas monetariamente para que o dinheiro não perca o poder de compra com o passar dos anos, já que estamos falando de prazos mais longos. De forma justa e equivalente, na mesma proporção em que o crédito é atualizado, as parcelas também sofrem o mesmo reajuste percentual. Para imóveis normalmente se utiliza como parâmetro de atualização o INCC (índice nacional da Construção Civil) e para veículos são utilizados como parâmetro a tabela de preço de zero quilômetro de alguns modelos específicos de veículos.

 

Quer saber mais sobre as vantagens de um consórcio?

 

Contate-nos já para uma simulação e mais informações.

 

Dê um passo importante em direção ao seu sonho!